Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

2. França - Portugal

20 de dezembro, 20 dias, 20 peças de roupa, um amigo, uma mala, passagens áereas e reservas de albergues por todo canto! COMEÇOU! Primeiro destino: Portugal. Tempo: 1 semana (sem contar as outras 3 vezes que fomos fazer apenas conexão de voo! (Y)).
Pra pegar o nosso primeiro e maravilhoso voo RyanAir entramos no aeroporto só pra sacar dinheiro...o embarque mesmo era em um galpão ao lado sem clima algum de aeroporto! (Y) Sabe shopping popular? Então...conheçam o jeito FavelaAir de ser! HUSehuHASuahsu Vocês não têm idéia!
Fomos pra Portugal com o objetivo de conhecer Fátima, Lisboa e região e Porto.
Assim, o Fernando teve a brilhante idéia de chegar e pegar um ônibus direto pra Fátima. Maas...onde pega o ônibus?? Fomos nos perguntar isso LÁ! Beleeeza, começamos super bem... Endereços de lugares que você tem que ir não precisam jamais de uma pesquisa prévia, CAPAZ...pra quê ter um mapa tbm...aprendi que nao precisa disso quando enfim chegamos em um galpão velho, meio sujo que eles chamavam de rodoviária! ¬¬
Chegamos em Fátima sob chuva, a noite e só com o nome da rua do hotel (olhaa a evolução, já tinhamos o nome de uma rua dessa vez)! O hotel era super bom e eu já comecei a tirar um monte de foto pra dizer que fiquei em um lugar bom pq eu não sabia o que me esperava nas próximas 19 noites!

Hotel Coração de Fátima

Não sei se se eu nao contasse vocês iam saber que Fátima é uma cidade religiosa. E assim como toda cidade religiosa que se prese ela tem igrejas, um Santuário enorme e um monte de lojas que vendem terços, velas e camisetas escritas "Fui pra Fátima e rezei por você". Conhecemos tudo em meia tarde.  "Credo, foi pra lá porque então??!" Pra agradecer!
Fui na missa. Rezei por todos. Acendi velinha. Me emocionei. Pra quem não sabe eu conto que é díficil pedir pra Deus cuidar de pessoas que vc ama e que estão longes sem sentir AQUELA saudade!
E que assim seja...amém!
No dia seguinte já estávamos em Lisboa. Ôô cidadezinha pra ter subida! Meeeu Pai. O endereço do albergue estava escrito de qualquer jeito em um rascunho. O tempo da internet foi curto para fazer tudo bonitinho já que não tinhamos reservado (por opção, jamais pq esquecemos) nenhum albergue em Lisboa (observem, organização ISO 9001). Ficamos no albergue OldTown, super bom que tinha  sucrilhos liberado o dia inteiro. A gente comia assim: colocava o leite e o sucrilhos...acabou o sucrilhos...colocava mais pra terminar com o leite...caia muito sucrilhos..."que peeeena"...colocava mais leite pra ficar certo..."poooutz, coloquei leite a mais..." "Ah, põe mais sucrilhos ueh!" HSUehUAHSuahsuahsUAHSua
E assim ia...leite sucrilhos leite sucrilhos leite sucrilhos... conversando e comendo. Em um desses leite sucrilhos leite sucrilhos conhecemos a Tiffanny...uma americana que já morou no Brasil, fala Francês e agora dá aula de matemática no Marrocos. Uma pessoa maravilhosa, super alto astral...alguem que você conheceu ali, mas na hr de dar tchau já dá um ruinzinho do tipo: poutz, nunca mais vou ver..
Mas pq ir pra Lisboa?  Ahh, sei lá...é a capital de Portugal, tem vários lugares pra conhecer, e "meeeeeeu, lá tem a 2º maior árvore de Natal do Mundoo!" \o/ "Uuul, muito legal! Vamos nessaaa!!"
Se eu tivesse tirado eu poderia até postar a foto da super árvore! Mas se eu não te contasse que não tirei porque nao teve bosta nenhuma esse ano você ia continuar achando que eu sou besta de não ter tirado! Não sou besta, eles que estão em crise e não conseguiram patrocinio pra tal da árvore! ¬¬
Contentamo-nos com as fotos de Belém...uma cidadezinha situada na Região de Lisboa que faz o verdadeiro e melhor pastelzinho de Belém do muuuundo! 


Mosteiro - Torre de Belém - Pastelzinho de Belém² ;P

Belém
 Aproveitando a região de Lisboa decidimos ir pra Sintra. Sintra é uma cidade bem bonitinha, com vários palácios e subidas intermináveis quando você é mão de vaca, não paga 2 euros pra subir de trenzinho e assim tem que carregar sua mala que não está nenhum pouquinho leve (foi uma delícia!). Pro Fernando então...a mala era de rodinha e o caminho de paralelepípedo: uma combinação ótima pra despertar a vontade de esconder a mala antes de subir...
E o medinho de perder todas as roupas? (Pensando bem, é melhor subir com ela né Fernando?)

E por incrível que pareça dessa vez saímos informados, sabiamos que pra chegar em Sintra era só pegar um trem e dentro de 30 minutos estariamos la. Portanto, se eu não te contasse que o serviço de informação lá é ÓTIMO você não entenderia o porquê pegamos três trens e demoramos quase CENTO E VINTE minutos pra chegar! HSUehsuHAUSh
--- Tany e Fernando sem saber como chegar educadamente nas pessoas para pedir informação em português: "Desculpa...nós gostariamos de saber como que faz pra ir até Sintra..."
Serviço de informação: Linha 8 ALI Ó! Seu BURRO! (Ele não falava a última frase, mas dava pra escutar!) ¬¬
Resultado: Três trens e um pequeno atraso no nosso almoço..

 
Palácio da Pena - Sintra

De noite, após brincar de subir e descer morros, já estávamos em Porto na casa do Pablo: um amigo do Luís que também está fazendo intercâmbio e nos recebeu super bem em sua casa. Ficamos lá durante 4 dias, visitamos alguns pontos principais e passamos o Natal com ele. A ceia foi super agradável...tinhamos até árvorezinha e Bacalhoada (se vc vai pra Portugal, Bacalhau é algo que você deve comer, mesmo que seja cru, salgado e congelado!)

:D
Não conhecemos muuuita coisa de Portugal...resumindo ficamos na parte velha da cidade (Baviera) onde tem uma ponte liiinda e as casas parecem legos de madeira...

Baviera - Portugal (Ponte Luis I)

Se eu não te contasse que as duas fotos do lado direito são legos e foram pegas no google, você não me entenderia da forma que eu gostaria quando eu falei que as casas se pareciam com legos...

Na verdade a cidade estava vazia e chuvosa. Acordávamos um pouco tarde e tomávamos (meeu, essas palavras tem acento?) um café suuuper demorado...conversando desde política do Brasil e planos para a melhoria do transporte em Floripa (Oi?) até chicletes ping pong duas cores, Castelo Ratimbum, TV Colosso, TV Cruj, O mundo de BickMan e o seu Rato ajudante da orelha rasgada Lester, Doug Funny, Tazos (e suas infinitas derivações: porta tazo, pega tazo, atira tazo, perde tazo, joga fora tazo), Pokemon, olho, dedo e nariz da família Addam's que vinham nos salgadinhos Elma Chips, Pokemon e etc...

Reservamos o último dia em Portugal para ir ao shopping e depois dar uma passada em Braga, uma cidade ali perto. De acordo com o Pablo: "meia hr no shopping e lá pelas 16h vocês chegam em Braga"...UHUUM, nem fomos pra Braga (Y). Tá que não podemos culpar somente as compras...de fato que quando pegamos o ônibus pra voltar do shopping passamos 3 - eu repito, pq é hilário: TRÊÊS vezes na frente mesmo shopping...POR QUE será meu Deus do céu? Será que é porque uma hora a gente tem que descer? Eu juro que não sabemos até hj onde é o ponto final daquele ônibus. Pelo menos conhecemos o castelo do queijo! O que que é? Não sei, foi onde eu cheguei! HSuehUASHauhs

Chegando em casa, um pouco mais tarde do que o esperado, (garanto que se tivessemos ido pra Braga teriamos chegado mais cedo!!) era a hora de arrumar a mala (pq cada vez que você abria é como suas coisas explodissem de tão socadas...). Eu estava indo bem até ai...ao contrário do Fernando...


  Manhã seguinte, malinha com muita concentração compactada, passagens OK e um novo destino: Espanha - Madrid...
Estávamos prestes a descobrir uma cidade animada que não dorme nunca e te deixa com gostinho de quero mais...


¿Vamonos?

15 comentários:

  1. Hilaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaariooooo!!! e soh pra me explicar a Tany tirou essa foto antes de eu arrumas as minhas coisas e a dela ela tirou depois....
    Putz nem eu percebi que as fotos eram de lego....

    ResponderExcluir
  2. Ú, super. Especialmente em Belém! HUsehuHASuhas

    ResponderExcluir
  3. aaiii q deliciaaa!!
    Rezo por mim né?Pra Eu encontra um GATAO??
    HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHAHA

    Eitaa saudaaadeee

    ResponderExcluir
  4. Aiiiii que super o shopping em lisboa é MEGA enorme!!!

    amei o post morri de rir

    saudades
    te amo
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Tanycleice!!!!! hauhahaha!
    Viajar com voces deve ser fora do normal! Literalmente!!

    Ah! E Não sei vocês, mas quando fui pra Portugal tivemos que passar até protetor solar... hahahhah!

    ResponderExcluir
  6. Coquin! HSusehsuAHSuAHSuaHSUhs
    Besta! Pelo menos quando fomos não estava em greve! (Y)

    ResponderExcluir
  7. Minha lindas engenheiras...Venham viajar comigo para fazer mais farofa ainda! \o/ AMO VCS!

    ResponderExcluir
  8. UAuhAUHAuAHUHUahu

    ficou muuuito bom!
    adorei :)

    queria muito ver o que você fez pra colocar tudo na mala.

    amo você!

    ResponderExcluir
  9. Adoreeei tudo! Haha
    Mtoo bom ler suas histórias!
    E se vc não me contasse, não teria me animado essa manhã e eu não morreria de curiosidade de ver como vc viveu com UMA mochila por 20 dias!! huahauhauha

    Se cuida Tany e poste maaaaais! =)

    Beeijão

    ResponderExcluir
  10. Olá Tany... Estou adorando suas histórias!!! Você é muuuuito engraçada e criativa =)
    Dá uma vontade de estar aí hehe \o/

    ResponderExcluir
  11. E Tanyyyyy...

    Gostei de portugal... =D ahuahuau

    Mas ow.. toda cidade vc vai em shopping!?!?!

    AHuahua bjos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii mulherrr!
    Que chique você hein!

    Espero que sua alegria continue aí "nas oropa" e que vc descubra sempre mais e mais!

    Beijo quirida!!

    ResponderExcluir
  13. ok ok, estou esperando mais histórias engraçadas para eu rir! ¬¬

    ResponderExcluir