Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Diário de Viagem 2 (Bordeaux – Biarritz – Bayonne – St Sebastien – Bilbao 29.10 à 02.11)

Bordeaux, 03 novembre de 2010
          
O dia 29 de novembro começou cedo. Acordei 6h da manhã, fui até o OFII e consegui minha carta de sejour. Fiz alguns exames, conversei um pouco com algumas médicas, me arrependi ao dizer que já tinha feito uma cirurgia (ÓBVIO que eu não ia saber explicá-la, não sabia nem falar “suor” em francês! Agora aprendi: sueur), mostrei meu comprovante de residência, dei uma foto 3,5x4,5 (que diferença faz 0.5cm e uma foto 3x4???), e ENFIM colaram um papel amarelo no meu passaporte. Estava LEGALIZADA aqui!

Graças à Deus que deu tempo de voltar pra casa e terminar de arrumar minhas coisas, afinal nós, eu e Fran, íamos ficar 5 dias fora. E sabe como é mulher né? A unha ta curta mas ela leva cortador de unha, VAI QUE cresce demais e inesperadamente! Traduzindo: 75% da mala é composta de coisas que você não vai utilizar! (Y)

Chegamos na Gare St. Jean (estação de Trem), em Bordeaux e embarcamos. Aqui o transporte  ferroviário é muito organizado, vale muito à pena, é prático e não é caro, ou seja, viaje de trem! :D (Só não é muito confortável)  

VadeTGV.com
           Chegamos em Biarritz, uma praia famosa da França localizada na Região Basca com uma arquitetura muito fofa. Deixamos a mala grande de rodinha (uns 30 kg onde, como eu já disse 75% era inútil) e saímos com as mochilas de costas (é, tinha mais 5kg nas costas). Conhecemos a praia, um pouco diferente das do Brasil até porque o tempo não estava boniiiiiiiito e fomos ao Museu do Chocolate. Cheguei lá e vi um painel sobre a produção de chocolates em Francês ...Pensem se não veio na hora as meninas da facul e a Semalim! Eiiita vontade de estar junto!
Museu do Chocolate - BiarritZ

BiarritZ - França

BiarritZ - França
 Ganhamos 4 bolinhas achatadas de chocolate forte, ao leite e branco e uma degustação de chocolate quente: isso tudo pra ficar com bichas e comprar chocolate no final! Comprei um ferrero rocher gigante, com noisettes (nozes) e caramelos. DEMAIS! No caminho para o Museu encontramos umas árvores de mini maçãs, lindinhas, vermelhas e brilhantes (E se eu não te contasse que eram azedas, vc já estaria com vontade de comê-las)! Andamos, andamos e andamos. Já no albergue (Auberge de la jeunesse – Biarritz) conhecemos as duas senhoras francesas que ficaram no nosso quarto, LOCAS. O albergue era super bom, com banheiro e chuveiro no quarto e tinha café da manhã. 

Ferrero Gigante - Recheado de quê? Calorias! (Y)


Mini - maçãs (Azedas) ;)

 No dia seguinte, acordamos cedo, tomamos café e vimos que o tempo não estava tão bom quanto esperávamos para passear de trenzinho que ia até as montanhas...então decidimos ir até o Museu do Mar na hora da alimentação das focas para depois ir até Bayonne de bus! Almocei uma tortinha regional recheada de cereja e um pão com queijo (Croc Ms.) sentada na porta da igreja.

Museu do Mar - Alimentação das focas
 
Compramos um bilhete de bus 24h...você podia pegá-lo  quantas vezes quisesse, em 24h! Juro, eu nunca desci TANTO de um ônibus e peguei denovo a mesma linha! Hahaha (Pobre é uma bosta!) Mais ou menos 30min depois chegamos em Bayonne (isso que a gente tava querendo ir a pé!). Bayonne é uma vila vizinha de Biarritiz e entre elas tem Anglet (BAB). Lá descobrimos bicicletas alugáveis gratuitamente. Andamos um moooooonte pela beira de um rio beeem bonito que corta a cidade, tirei fotos e tive muita vontade de voltar lá no verão. 

Bayonne - França



Lanchinho saudável em Bayonne
   Infelizmente quando tínhamos que devolver as bicicletas em 10 min me dei conta que tinha perdido minha aliança! (Y) Obrigada, não tinha nem como procurá-la...  
Desculpa amoor? :(

 Cedinho, ainda em Biarritz conheci um lago lindo que dava vontade de ficar horas lá, pensando na vida, nas coisas que já passei e nas pessoas que fazem parte do meu mundo. Mas não tinha muito tempo. Precisava pegar a mala de 30kg, subir a maior subida do mundo (impossível de não fazer o pleonasmo) e ir em direção à Gare pegar o Trem.
 Nesse dia também carreguei (por 30s) a mochila mais pesada do muuundo nas costas...era da australiana que chegou no nosso quarto.



Lac Mouriscot - BiarritZ
  
Acreditem, era BEM pesada!
Chegamos dia 31 em Irún, primeira cidade da Espanha às 14h +- pra fazer a conexão e chegar ao destino final. Como as pessoas lá são bonitas, educadíssimas e costumam dar as informações certas, PERDEMOS O TREM! (Y) ÓTIMO! USESaSuahsUahsuAS Conseguimos trocar os bilhetes, graças à um menino que vestia um terno laranja que surgiu do além, e enfim CHEGAMOS em St. Sebas (homenageando a Cla, claro!). Vale lembrar que o homem que me deu a informação de qual era o trem que nós tínhamos que pegar me olhava com cara de: “ueeh, você não foi?” CLARO que não seu BURRO! Você me disse pra ir do lado errado! ¬¬


Olha a felicidade por estar dentro do trem! Depois de perder o outro, conseguimos esse! \o/

A cidade era bonita, porém pequena pois enquanto pensávamos em quanto tempo chegaríamos em tal lugar, já estávamos na frente dele! HSuehuAHSuAHsuh Tinha um rio também que a cortava e mais 3 praias: Zurriola, La Concha (e mais 1 q eu não fui e também não sei o nome)...

Saint Sebastien - Espanha (Se eu não te contasse que eu não sei tirar fotos, vc ia achar que a cidade é feia...mas ela é beeem bonita, acredite! ;))


Praia de Zurriola - Espanha

Nos perdemos para chegar ao albergue (Enjoyss) mas quando o encontramos era bem bonitinho, bem caseiro. De tão caseiro, durante o café a gente mesmo pegava as coisas da geladeira e ia comendo. Passeamos um pouco pela cidade e descobrimos que ela era noturna. TUDO abre de noite! Lojas, bares, shopping! Como não tínhamos muito o que fazer no dia seguinte, até porque era dia e ela só abria de noite, decidimos ir pra Bilbao (ES). Nos disseram que era bonito, legal de ver as coisas e tals. Aposto que seria bonito e legal se não fosse feriado e tudo, TUUUDO, estivesse fechado! (Y) HSueshUAHSuAHSUas Ok, MOFEI duas horas na rodoviária de Bilbao porque não tinha mais nada pra fazer, a não ser tomar Mc Flurry no McDo (abreviação comum aqui) e pagar 2,50! \o/ Ah, consegui matar um tempinho conversando com um amigo BEM antigo que mora há anos em Bilbao, ele me pediu uns conselhos...dei uma de Mariana e o ajudei...


Amigo em Bilbao

Lugar em Bilbao legal que não estava fechado! Olha só que bom! Hahaha
 De volta à St. Sebas, encontramos um restaurante asiático (WOK), onde almoçamos no dia seguinte, dia 02. Era Buffet livre onde por apenas 12euros tinha tuuuudo, desde macarrão cabelo de anjo, yakissoba, rã, mini polvo e 40 tipos de bolinhos fritos até sorvete da Nestle L I V R E com calda Carte d’Or! Pensem se eu não sai passando mal de tanto comer (repito, pobre é uma bosta!) HSuehsUAHSuAHSuahs Depois desse dia aposto que eles vão vetar a presença de clientes brasileiros, uma vez que o lucro só vem quando se come pouco ou quando se bebe alguma coisa: comemos MUITO e bebemos uma água!!
Nesse ponto a mala já tinha aumentado de tamanho e peso além das sacolas enormes que surgiram para carregar, afinal as coisas aqui são baratas e se você tiver um descontrole ao ver coisas baratas (como eu), você vai comprar muita coisa. Comprei um maço de cigarro pro Márcio também (marido da Ju)! Tinha que falar em espanhol e então, antes de sair de casa, pesquisei no Google: “Quiero un paquete de cigarrillos Malboro roja, diez!” oO (enfia um sotaque malandro ai no meio) SehUAhsAsAhsuAhsuas
Novamente na Gare, mas agora na Espanha, pegamos o trem e deveríamos parar em Hendaye, primeira cidade francesa. Encontramos um brasileiro (Fábio) fazendo mochilão. Tiramos fotos, conversamos, rimos de coisas que só mochileiro faz (do tipo pegar manteiga do albergue pra comer na rua com um pão comprado no mercado ou usar um pedaço de papelão como talher (Depois que ele me contou isso, até dei minha faca e meu garfo pra ele!)). Mofamos mais um pouco esperando o TGV (train à grande vitesse) para ir à Bordeaux. Quando o trem chegou aproveitamos para conhecer todos os compartimentos dele. Era um trem noturno, próprio para viagens noturnas com assentos reclináveis em 45° (ooolha só como é confortável ¬¬) e caminhas para viagens mais longas. (Se eu não te contasse que as caminhas deviam ter no máximo 1m de largura, você ia querer viajar nelas!)
Finalmente, após 3h de viajem Hendaye - Bordeaux, precedidas por 5 dias dormindo em lugares diferentes, fazendo farofada na rua, pegando trem, tram, velo, bus e ônibus de viajem, andando muito, conhecendo lugares irados e outros nem tanto assim, tomando banho ora quente, ora frio, conhecendo gente legal e gente grossa, voltei à minha querida cidade, Bordeaux!
Beijos





9 comentários:

  1. Tanyyy que massa guriaaa!
    Adorei essa história de blog... muitos detalhes de tudo... hahaha
    muito bom ver vc e a Fran aproveitando BEM tudo isso!
    Dei algumas gargalhadas! huahuaha
    Ahh suuurteeei quando vi vcs no Museu do Chocolate... :)
    Se cuidem e continua escrevendo pq é mto bom ler! (y)

    Beijooones saudades!

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhhhh que boom que gostou! Gasto bastante tempo pra escrever e editar, mas prometo escrever sempre! =D

    ResponderExcluir
  3. IRAAADOO Amooooor... =DD
    tem ateh coisas q vc não lembra de me contar.... E se vc não me contassE q tinha perdido a aliança, ahhh eu ia notar...hsuahhsa Amo vc ! =D

    ResponderExcluir
  4. HSUehsuHAUShAUShaush Olha só..."Se eu não te contasse" em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  5. Negaaaaaaaaaaaaaa,

    Se ja estava bom parcialmente,na integra entao...melhor ainda!!

    E que vontade de estar junto,participando de tudo,ja imagino o hexaedro aprontando internacionalmente?

    Quero mais e mais novidades,atualize sempre que puder!!!!
    Se cuide,aproveite tudo aih,e coma muuuuuuuuita Nutella por mim ;)
    uhauhauahauhauhauahauhauhaauha

    Beijooooooooooos
    saudades.

    AMO VOCE!

    ResponderExcluir
  6. Tanyyy,
    Muitoo bomm, assim a gnt fica mais por dentro neh... tantas aventuras e poucos encontros no msn, para contar!
    Me divirto imaginando vcs duas e as situações q passam, a cara de cada uma em cada situaçao... a imaginaçao vai longe...
    =)

    Je t'aime!!

    ResponderExcluir
  7. É doidooo o baguio! HSuehuAHSuaHS Vou tentar escrever sempre assim! \o/ Vou comer MUITA nutella pra virar uma BOLA assassina! HSuehUAHSuahsu E vou aproveitar tudo tb! bj bj AMO VCS

    ResponderExcluir
  8. Otimo seu blog!! As fotos estão lindas. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. huUhuHUhuHUhuHU
    Adoreiiiiiiiiiiii o seu amigooooo.... hauahauahuauah
    LI TUDO TAH TANY

    ResponderExcluir